Mitos e verdades sobre as dietas

Dicas para manter as medidas

Dicas para manter as medidas

Separamos alguns mitos ou verdades sobre dietas e alimentação saudável.

1) Comer à noite engorda
A hora em que se consome um alimento não é o que determina o aumento de peso, são as calorias.
Se são consumidas calorias em excesso, mais do que o corpo necessita, ganha-se peso, não importa se for pela manhã, à tarde ou à noite.

2) Os carboidratos são ‘vilões’
Esse tipo de alimento – que inclui açúcares, amido e fibra – é componente fundamental de uma dieta saudável.
Nosso corpo precisa de carboidratos para obter energia, especialmente para o bom funcionamento de cérebro e dos músculos.

3) Produtos com baixo teor de gordura ajudam a perder peso
Os alimentos com baixo teor de gordura oferecidos no mercado costumam incluir quantidades maiores de açúcar, sal e amido.
Isso é feito para compensar o sabor que os alimentos perdem quando é retirada determinada quantidade de gordura.
Com esse tipo de alimento também há o risco de se consumir porções maiores – em quantidade e frequência –, o que pode levar a uma ingestão maior de calorias e não ajudar em nada a eliminar os quilos a mais.

4) Tomar muita água ajuda a emagrecer
A água é fundamental para o organismo, mas não é por isso que se deve assumir que aumentar o seu consumo levará à perda de peso.
É bom beber mais água quando se faz uma dieta, porque isso ajuda a evitar outras bebidas que tenham açúcar, mas esta ação não contribui para eliminar os quilos a mais – é preciso juntar isso a outras medidas.
O que funciona para perder peso são exercícios intensos e prolongados
Trata-se de mais um mito, mesmo porque atividades físicas de baixa intensidade também consomem calorias.

(Fonte: BBC Brasil)

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