O que falta para o Brasil doar mais sangue?

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Dados da ONU apontam que o Brasil, apesar de coletar o maior volume em termos absolutos na América Latina, doa proporcionalmente menos do que outros países da região, como Argentina, Uruguai ou Cuba.

As estimativas, referentes ao período entre 2012 e 2013 e obtidas com exclusividade pela reportagem da BBC Brasil, fazem parte de um estudo ainda não publicado pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), braço da OMS (Organização Mundial de Saúde) nas Américas.
Quando se analisa a totalidade de doações no continente americano, o país também fica atrás de Estados Unidos e Canadá.

O estudo também revela outra particularidade da doação de sangue no Brasil: seis em cada dez doadores (59,52%) são voluntários (ou espontâneos, aqueles que doam com frequência sem se importar com quem vai receber o sangue), proporção inferior à de Cuba (100% são voluntários), Nicarágua (100%), Colômbia (84,38%) e Costa Rica (65,74%).

Quais os requisitos para doar sangue?

* Estar em boas condições de saúde e descanso;
* Ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);
* Pesar no mínimo 50 kg;
* Estar alimentado (evite ingerir alimentos gordurosos);
* Apresentar documento oficial de identidade com foto;
* Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
* Não estar utilizando medicamentos;
* Não estar resfriado ou com gripe;
* Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
* Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
* Não estar grávida ou amamentando.

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Dez alimentos que reduzem a gula para ajudar na dieta

Na hora em que a fome bate, é difícil resistir a petiscos calóricos ou nocivos à saúde; veja opções de alimentos que ajudam a manter a linha e não cair em tentação

* Iogurte
* Frutas secas, como o damasco (cuidado com o excesso, pois são calóricas)
* Barra de cereal (prefira as sem açúcar, xarope ou glicose de chocolate)
* Maçã
* Banana
* Cenoura
* Amendoim
* Nozes
* Castanha de caju
* Castanha do Pará
Lembrando, é claro, de não exagerar na dose…

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Para perder peso, é melhor cortar gordura do que carboidrato

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O estudo acompanhou um grupo de pessoas com dietas controladas ao monitorar refeições, atividade física e respiração de cada uma delas.

Ambas as dietas, analisadas pelo National Institutes of Health, no Estado americano de Maryland, nos Estados Unidos, levaram à perda de peso quando as calorias foram reduzidas, mas as pessoas emagreceram mais quando diminuíram a ingestão de gordura.

Os especialistas constataram, assim, que uma dieta pobre em gordura é a melhor alternativa para quem quer se livrar dos ‘quilinhos extras’.

A conclusão contradiz o argumento de que a restrição de carboidratos seria a melhor maneira de emagrecer, já que alteraria o metabolismo do corpo.

(Fonte: BBC Saúde)

Mais perguntas e respostas sobre a Criolipólise

A criolipólise usa gel para queimar gorduras

A criolipólise usa gel para queimar gorduras

Indicações

A criolipólise não é um tratamento para sobrepeso ou obesidade. Ela é opção para pessoas que tenham gordura localizada em algumas regiões corporais, o famoso pneuzinho. De acordo com o fabricante, o procedimento elimina até mesmo aquela gordura incapaz de ser combatida com dieta e exercícios físicos.

Áreas de aplicação:

Criolipólise pode ser feita apenas em algumas partes do corpo, aquelas que se adaptam bem as ponteiras. Não é possível fazer no rosto, por exemplo, porque o aplicador não se encaixa.

O processo é doloroso?

Normalmente sente se um desconforto nos primeiro 10- 20 minutos, devido ao vácuo da ponteira e congelamento da gordura, logo após esse tempo o tratamento é totalmente indolor.

Como é o pós imediato ao procedimento?

O paciente pode sentir a região tratada um pouco dolorida, pode ter discreto edema e raramente hematomas. Mas normalmente volta às suas atividades normais logo após a sessão , inclusive podendo praticar esporte no mesmo dia.

Quais são os resultados esperados após 1 ss de criolipolise?

O paciente pode perder até 30 % da gordura localizada com apenas 1 sessão de criolipolise. Aqueles indivíduos magros com gordurinhas localizadas serão os maiores beneficiados, não sendo esse procedimento recomendado para grandes obesos. É indicado para “destruir” aquelas gordurinhas Indesejadas e resistentes a dietas e atividade física.

Quantas sessões são necessárias?

Normalmente é indicada apenas uma sessão e caso seja necessário pode ser repetida em dois meses

Em quanto tempo eu vejo o resultado?

Normalmente já é possível observar a redução de medidas em 30 dias, porem o resultado máximo será com 2 meses. A pessoa continua reduzindo medidas até 2 a 3 meses após a aplicação ( isso depende muito de pessoa pra pessoa).

(Fonte: dermatologistas)

Quatro cafés da manhã saudáveis para crianças

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Quatro sugestões para começar o dia bem.

1 – Iogurte
Melhora a flora intestinal prevenindo qualquer intolerância à lactose ou ao glúten.
Também é ótima fonte de proteína e cálcio.

2 – Sementes de gergelim
Elas têm alto teor de fibras, ajudam no controle do peso e nas taxas de colesterol e triglicerídeos.
São boa fonte de energia e excelentes para a memória e a concentração.

3 – Cereais integrais
Pães, torradas ou biscoitos integrais são carboidratos que não podem faltar, pois dão a anergia que será utilizadas durante o resto do dia pelas crianças.

4 – Frutas cítricas
Fontes de vitamina C, como a laranja e o limão, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, evitando problemas respiratórios.

(Fonte: O Globo)

Vacine seu filho menor de 5 anos

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A campanha de vacinação contra a poliomilite – também conhecida como paralisia infantil – começa neste sábado, dia 15.

A meta do governo é vacinar 12 milhões de crianças contra a doença. Esta também é uma oportunidade de os pais atualizarem o calendário vacinal das crianças de até cinco anos com outras vacinas que estão vencendo ou em atraso.

No próximo sábado, 100 mil postos estarão abertos para a campanha.

O QUE É

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, não leva a morte, mas deixa sequelas no sistema nervoso como paralisia irreversível, principalmente nas pernas. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Mulheres sentem mais frio?

winter-864124_1280Ou melhor: qual é a razão para mulheres correrem para seus casacos ao ouvirem os homens pedirem para aumentar o ar-condicionado?

Segundo o estudo, elas sentem frio mais rápido.

No teste realizado pelos pesquisadores, a faixa de temperatura mais confortável para as mulheres ficou entre 24°C e 25°C, dois graus e meio acima do termômetro desejado pelos homens.

O professor Paul Thornalley, da Escola de Medicina de Warwick, na Inglaterra, diz que a variação da taxa metabólica média e do calor do corpo “pode explicar porque há uma diferença na temperatura ambiente necessária para o conforto entre homens e mulheres”.

O metabolismo é responsável pelo crescimento e pela produção de energia, inclusive calor. E a taxa metabólica em repouso é a taxa mínima de energia gasta quando estamos em repouso, calculada por meio de um conjunto de equações. Em média, as mulheres têm uma taxa metabólica menor que a dos homens.

Outra explicação

Há ainda quem sugira razões menos científicas para a genérica divisão entre gêneros quando o assunto é o ar-condicionado: algumas mulheres lançam mão de vestidos leves no verão, enquanto alguns homens continuam presos a seus ternos.

Cuidado com a baixa umidade do ar

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Nesta época do ano são muito comuns os alertas sobre os riscos para a saúde da baixa umidade do ar.

Assim, oferecemos algumas dicas preciosas.

Cuidados pessoais

* Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;

* Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;

* Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;

* Evite a prática de exercícios físicos entre 10h e 16 h;

* Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;

* Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;

* Aproveite o vapor produzido pela água quente durante o banho para lubrificar as narinas

Cuidados com o ambiente

* Ponha toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos aposentos, principalmente nos quartos de dormir;

* Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções oportunistas das vias aéreas;

* Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis cortinas e carpetes;

* Procure não usar vassouras que levantam o pó por onde passam. Se não for possível utilizar aspiradores, utilize panos úmidos;

* Ligue os ventiladores de teto para cima. Ligados para baixo, levantam a poeira que se mistura no ar que vc vai respirar.

* Deixe o carro em casa, sempre que possível; aproveite para dar uma caminhada quando for percorrer distâncias menores;

* Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.

Os perigos de se ficar sentado muito tempo

pernas_circulacaoPessoas que ficam sentadas durante longos períodos – principalmente quando em viagens de avião, ônibus e carro, e mesmo em escritórios -, estão mais propensas a ter problemas circulatórios.

O alerta é da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, que está lançando campanha nacional de orientação à população. A ação será reforçada durante este mês, quando se comemora o Dia do Cirurgião Vascular, no dia 14.

Há ações simples que podem ser feitas para evitar os problemas. O programa de check-up vascular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, que será divulgado para a população leiga de todo o país, pode ser permanentemente atualizado, chamando a atenção dos profissionais da área para a existência de doenças vasculares.

As pessoas sadias passarão a fazer também check-ups vasculares, que envolvem exames físicos e de coagulação sanguínea, além de ecografia.

Caminhar de tempos em tempos é recomendável. Além disso, estando em um mesmo lugar, a pessoa deve procurar mexer os pés, como se estivesse acionando o pedal de uma máquina de costura.

“É um exercício bom, que vai movimentar a panturrilha. Com isso, você está bombeando as veias”, reforçam os especialistas.

(Com informações de O Tempo/Agência Brasil)